quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Minha Pergunta, Sua Opinião - por Cesinha Isoldi


Sugestões para @ceisoldi

Esporte no SBT

Antes de começar a falar um pouco sobre o assunto, acho que seria interessante vocês verem aí embaixo os torneios que o SBT já exibiu, só para termos uma noção. Retirei do Wikipédia:
A emissora chegou a transmitir na década de 1990 a Copa do Brasil, Torneio Rio-São Paulo, a Recopa Sul-Americana, a Copa Conmebol, a Copa Ouro, Copa Master da Conmebol, Copa Centenário de Belo Horizonte, Copa Master da Supercopa, Taça Maria Quitéria, Copa dos Campeões Mundiais,Campeonato Carioca, Eliminatórias da Copa, Copa Interamericana e a Copa Mercosul, de 1998.
O SBT ainda realizou um campeonato nacional à parte, que contou com a participação de grandes clubes brasileiros, o campeonato foi chamado de Festival Brasileiro de Futebol, mas o campeonato só contou com uma edição, exibido em 1997.
O SBT ainda transmitiu as Copas do Mundo de 1986, 1990, 1994 e 1998. Nesse mesmo ano, interrompeu sua transmissões esportivas e retornou em 2003 com o Campeonato Paulista; Campeonato Sulamericano Sub-20 e o Torneio Internacional do Qatar. A emissora também transmitiu as Olimpíadas de 1988, 1992 e 1996; a Formula Indy, de 1994 a 1996; a Fórmula Mundial, de 1997 a 2000 e o GP Masters, de 2006. Transmitiu também, dentro do Siga Bem Caminhoneiro, os compactos da Fórmula Truck.

Muito bem. Falando um pouco de transmissões, foi o SBT quem deu vida a Copa do Brasil, campeonato tão deixado de lado na época e que hoje é um dos grandes torneios do país.

O sucesso do campeonato era realmente enorme. A final entre Corinthians e Grêmio em 1995 é a maior audiência da história do canal.

Recentemente houve uma confusão enorme com relação aos direitos do Campeonato Brasileiro (talvez vocês se lembrem), todas as emissoras praticamente arriscaram uma proposta e o SBT até pensou em fazer a sua, mas recuou ao ver o tamanho das propostas de Record e Globo.

A emissora de Silvio Santos até ensaiou no ano passado um contrato com a Globo, em que tomaria o lugar da Band, parceira história da "vênus platinada". Não avançou. A parceria parou no Carnaval.

Questionado, na ocasião dos 30 anos do SBT, a respeito do assunto, Silvio respondeu o seguinte (assistam a partir de 2:45 até 3:35):


Agora, saindo das transmissões e indo para os programas.

Durante minhas pesquisas, descobri dois programas esportivos do SBT. O primeiro até me espantou um pouco ao ver quem era o apresentador! Confesso que não sabia. Vejam aí uma chamada do SBT Esportes, de 1993, com Doutor Osmar de Oliveira, hoje na Band:


O programa foi ao ar de 93 até 97, sendo substituído por filmes.


O segundo que encontrei foi o Jogo Duro, apresentado pelo polêmico Jorge Kajuru. Na época foi considerada a volta do departamento esportivo ao SBT, mas a atração durou pouco mais de quatro meses (foi em 2006, época em que a grade do SBT voava mais que passarinho).

O programa saiu do ar, segundo o apresentador, por pressões da Nestlé e da Ambev, já que o jornalista não aceitou fazer uma campanha das marcas para que as famílias fossem para os estádios e, além de tudo, criticou a campanha no ar.

Comentário de 2011

Desde então, o esporte morreu no SBT. Somente o que resta são as coberturas em seus telejornais, com os comentários de Bruno Vicari, um jovem, mas muito talentoso.

A pergunta de hoje é: o SBT deveria voltar a investir no esporte? Além de programas, transmissões esportivas seria um boa? Será que seria interessante buscar parcerias com a Globo? Ou você prefere uma aposta em campeonatos diferentes e "jogados de lado" (como fez com a Copa do Brasil)? Ou então, esqueçam as transmissões e façam apenas programas como o SBT Esportes? Semanal? Diário? Aproveitando Bruno Vicari ou chamando outro nome?

Essa é a minha pergunta, agora eu quero saber: qual é a sua opinião?

Um comentário:

  1. Minha opiniao vou responder as pergunta
    1)sim e muito importante e faturamento do SBT Vai subir 2)concerteza 3)eu prefiro SBT fazia parceria com Globo seria e uma boa com os programas o SBT poderia volta com SBT Esporte com outro apresenatdor Cesar filho de segunda a sabado e outro no domingo ante do Domingo Legal e as tramissores as 4h da tarde seria uma boa tambem se SBT jutasse o departamento de jornalismo e reativa com Departamento de esporte junto faturamento seria maior ainda de 15%

    ResponderExcluir

O Clube do SBTista, fundado em 18 de setembro de 2011 (Aniversário de 61 anos da TV), é um página da internet com conteúdo voltado exclusivamente ao SBT.

"Clube do SBTista" é um blog com 100% de conteúdo ligado ao SBT.
Através do blog, é possível ver notícias, curiosidades, vídeos e muito mais relacionado a emissora.
Com postagens que se iniciam ao raiar do sol, temos como objetivo entreter e informar a você sobre tudo o que acontece no SBT.
Notícias,Colunas e até Web Programas dão as caras aqui quando o assunto é gira em torno da "TV Mais Feliz do Brasil".

Twitter: http://twitter.com/clubedosbtista
Facebook: http://facebook.com/clubedosbtista

Clube do SBTista,
"Entre para este clube, que tá dando o que falar".

Presidente: Guilherme Pontes Costa
2011 - 2015

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...